São Bernardo, de passagem do litoral para a cidade de São Paulo em um Grande Município
O município de São Bernardo do Campo era uma região que tinha por característica ser local de passagem para aqueles que do Planalto se dirigiam ao Porto de Santos e vice versa, em especial as “tropas” carregando mercadorias que aqui se hospedavam. Começa a se desenvolver na fazenda dos Monges Beneditinos, ao redor de uma capela por eles construída em 1717, um povoado, as margens dos Ribeirão dos Meninos, região do atual Bairro Rudge Ramos ( no local onde hoje está instalado o Supermercado Carrefour Vergueiro).

O nome – São Bernardo – deve-se a denominação da fazenda dos Monges Beneditinos, onde havia uma capela dedicada ao Santo, ao redor da qual surgiu o primitivo povoado em 1717. Com a exploração da madeira, as serrarias aparecem, registrando a tendência industrial da “Villa”. Desenvolve-se a indústria moveleira ao lado da têxtil. Na década de 20, com a construção da Represa Billings, alguns núcleos coloniais de imigrantes italianos formados no século XIX, são atingidos por suas águas.

Gradativamente os caminhos se proliferam, não só como passagem, mas como expansão do processo de urbanização. Os bairros vão se formando e desdobrando em pequenas vilas e novos bairros. O espaço do povoado se transforma na paisagem da Cidade, que hoje é São Bernardo.

PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO

Empresas Amigas do Meio Ambiente e dos Catadores
Cooperluz © | Todos os direitos reservados | TEL: (11) 4351-3195