Cooperluz realiza Planejamento Estratégico Participativo
As catadoras e catadores da Cooperluz realizaram o Planejamento Estratégico da cooperativa de forma participativa para construir coletivamente soluções para melhorar as condições de trabalho e de vida das cooperadas e cooperados, em 19 de outubro de 2016, com a participação de todos os associados.

Entre os principais problemas levantados estão a diminuição na produtividade nos trabalhos de triagem e a baixa qualidade de parte dos materiais coletados nas residências, com a presença de restos de comida, fraudas usadas, fezes de animais e animais mortos. Outro aspecto é o calor excessivo no interior do galpão por falta de sistema de ventilação apropriado, especialmente no espaço da esteira.

Além dos problemas, também foram debatidos aspectos positivos como avanços e conquistas, que tiveram como destaques o fato do almoço ser elaborado e servido na própria cooperativa sob a administração dos próprios cooperados, as modernas máquinas e equipamentos existentes no galpão, e a honestidade e transparência da diretoria e de todos os cooperados e cooperadas.

Entre as soluções levantadas está a instalação de um sistema de ventilação por duto a ser instalada no espaço da esteira, melhorar a imagem da Cooperluz junto a população do município e promover ações de educação ambiental para melhorar a qualidade e quantidade dos materiais coletados nas residência, em conjunto com a Prefeitura e a SBC Valorização de Resíduos, empresa responsável pela operacionalização da coleta.

Todos essas ações e outras, serão encaminhadas levando em consideração esse planejamento estratégico que é uma atividade que integra o Programa “Dê a mão para o futuro: reciclagem, trabalho e renda”, desenvolvido por meio de parceria entre a Abihpec e a Coopcent ABC, nos sete grupos que compõem esta cooperativa de segundo grau, como parte do programa de logística reversa de embalagens, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A capacitação e a assistência técnica deste programa é realizada pela Associação Regional de Catadores de Materiais Recicláveis do Oeste Paulista – ARCOP.

Para Viviane Conceição de Souza, tesoureira da Cooperluz e Presidente da Coopcent ABC, “ o mais importante é que essas ações visam promover melhorias concretas na vida das catadoras e catadores, a partir do protagonismo das próprias catadoras e catadores. Se as catadoras e catadores querem melhorar suas condições de vida e trabalho quem tem que se mexer somos nós mesmos. Não tem salvador da pátria de fora que vem fazer isso por nós.”

Clique aqui para ver o Planejamento Estratégico Participativo 2016/2019

PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO

Empresas Amigas do Meio Ambiente e dos Catadores
Cooperluz © | Todos os direitos reservados | TEL: (11) 4351-3195